Vídeos do Vitória

11 de setembro de 2011

"Por debaixo dos panos", é o tema da coluna do site "Olheiros.net"

A perda de jogadores da base por parte do rubro-negro baiano é assunto do comentário de Pedro Venancio, na coluna “Talento não tem idade”, do portal “Olheiros. Net” (http//www.olheiros.net). Leia com atenção:

“Por debaixo dos panos

Pedro Venancio - 09/09/2011

Formar, formar e ter alguns de seus melhores atletas sumindo do clube e aparecendo no Sul ou Sudeste de uma hora para outra. De alguns anos para cá, essa tem sido a rotina do Vitória, e o tema foi abordado aqui mesmo, nesta coluna, há alguns meses, quando o atacante Carioca, /95 atualmente no Cruzeiro, e o volante Uelisson, também /95 que retornou ao clube, haviam sumido do Barradão. A história se repetiu no fim de junho, e a bola da vez agora é o meia Danilo, convocado com frequência para a seleção brasileira sub-15, que agora defende o Vasco.

De acordo com João Paulo Sampaio, diretor das categorias de base do clube baiano, o sentimento é de frustração. “O Vitória fez tudo o que podia pelo Danilo. Demos um emprego a uma pessoa que cuidava dele, ele tinha uma ajuda de custo maior do que a dos outros meninos. Quando a mãe dele veio pedir geladeira, fogão, nós providenciamos”, disse o dirigente, que fez questão de ressaltar que a culpa não é do time carioca, e sim do empresário do meia, um alemão identificado apenas como Stefan. O colunista que vos escreve tentou entrar em contato com o referido empresário, mas não obteve resposta.
Normalmente, neste tipo de situação ninguém costuma assumir muito a responsabilidade. Os empresários afirmam que o jogador se mudou por vontade da família, que devolve a culpa para o empresário. O “jogo de empurra” às vezes parece combinado, mas nem sempre respeita a vontade do jogador. Ainda de acordo com João Paulo Sampaio, Danilo não queria de jeito nenhum deixar o Vitória e chorou ao saber que ia sair do clube que defendeu por dois anos. “Ele tinha o carinho de todos por aqui”, finaliza.
O caso de Danilo não é o único. O volante Robertinho, também /96, trocou recentemente o rubro-negro baiano pelo Santos após quatro anos no Barradão, e o atacante Felipe Sampaio, nascido em 1997 agora está no Fluminense. Há também o meia /99 Índio, que também deixou o clube e especula-se que o destino dele tenha sido o Grêmio, embora ainda não haja essa confirmação. Isso sem contar o goleiro Guido, que deixou o Vitória para atuar no Santos em 2010.

Curiosamente, os jogadores “roubados” do Vitória não tem dado muito certo nos clubes em que atuam. O volante Alan e o atacante Nadson, por exemplo, eram badalados na base baiana, mas não conseguiram se firmar no Santos, bem como outros jogadores que deixaram o clube muito cedo, mas acabaram ficando pelo meio do caminho e não se firmaram nos profissionais em clubes um pouco maiores. Ao contrário, por exemplo, de quem esperou um pouco mais para sair, como Elkeson e Anderson Martins.
Ainda assim, fica claro que o clube perde receita quando perde esses jogadores sem receber nenhum tipo de compensação financeira, o que compromete ainda mais um orçamento de uma equipe que, por ser de uma região menos desenvolvida economicamente do país, já sofre com uma concorrência acirrada e quase desleal e alguns momentos. É necessário ainda que haja uma proteção maior ao clube, mesmo com a aprovação da mudança da Lei Pelé no início do ano, que já resguarda um pouco mais os clubes formadores.
Aos atletas baianos, é válida a reflexão. Logicamente, a possibilidade de mobilidade social em curto prazo é tentadora, mas a possibilidade de comprometimento da carreira existe. Afinal de contas, estamos falando de adolescentes que saem de perto de suas próprias casas – alguns deles já estavam longe, mas agora estão mais longe ainda – para tentar a sorte em um lugar que lhes é completamente desconhecido. O próprio Danilo, que vive em Simões Filho, próximo a Salvador, chegou a treinar no Grêmio, mas não se adaptou ao clima gaúcho e acabou voltando. Esse tempo de adaptação pode influenciar decisivamente na formação do jogador. Fica difícil julgar qualquer decisão sem conhecer os pormenores nas quais ela foi tomada, mas um pouco de cautela ao receber essas propostas não faz mal a ningué”..

http://www.ecvitoria.com.br/noticias/61

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

GloboEsporte - Vitória

Marketing ECVitória

UOL Esporte - Vitória

LeãodaBarra.com

GazetaEsportiva.net - Vitória

Terra Esportes - Vitória

Fanáticos por Futebol - Vitória

ESPN.com.br - Vitória

iG Esportes - Vitória

Links

FutebolBahiano.com

FutebolBaiano.net

BahiaNotícias - Esportes

iBahia - Esportes

Itapoan On-LINE - Esportes

Aratu Online - Esportes

A Tarde On Line - Esporte

Correio* - Esportes

Blog do GE - Larissa Dantas

Victoria Quae Sera Tamen - Franciel

Eu Sou Vitória - Fábio Monteiro

Vitória - Reinaldo Oliveira

ECV News

ECV 1899

Arena Rubro Negra

Leão Minha Paixão - Valmerson

Viáfara Paredão

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO