Vídeos do Vitória

30 de agosto de 2011

A tecnologia a serviço do esporte

O Vitória adquiriu, recentemente, um aparelho chamado “Reflotron Plus”, que vai ajudar na avaliação do estresse do jogador após uma partida. De acordo com o fisiologista Valter Abrantes, o jogo de futebol representa um grande estresse físico.

Anteriormente, a avaliação do estresse fisiológico sofrido no jogo era realizado considerando apenas parâmetros subjetivos, por meio de conversas com os atletas, utilização de escalas de dor e esforço percebido.

Para agregar neste processo de avaliação pós-jogo, foi que o clube adquiriu o “Reflotron Plaus”, que permitirá uma melhor analise e, consequentemente, tomadas de decisões. “Vale destacar que não se tratar de um recurso novo e que quase a totalidades dos grandes clubes de futebol tem esse recurso à sua disposição”, esclarece Valter Abrantes.

A fisiologia no futebol tem entre as suas atribuições a função de aproximar a ciência e seus recursos tecnológicos, do ambiente onde as decisões sobre os aspectos físicos eram baseados em fundamentos empíricos. Utiliza recursos para avaliar os atletas e conhecer suas características fisiológicas, identificando potencialidades e limitações físicas dos jogadores, assim como, controla as cargas de trabalho (intensidade, duração) nos treinos físicos, técnicos e táticos.

Trabalha sempre na perspectiva de equilibrar as exigências físicas com períodos de recuperação. Recursos tecnológicos para controlar as cargas de trabalho são utilizados, incluindo monitoração por GPS. Suplementos nutricionais que possam contribuir no desempenho do atleta e principalmente no processo de recuperação dos músculos também tem sido utilizados no clube.

Explicações fisiológicas

O exercício intenso induz microlesões no tecido muscular, principalmente nas ações de exercícios intermitentes com componente excêntrico (mudança de direção, frenagem, aceleração, saltos e etc...).

Essas microlesões levam a rupturas nas membranas celulares. Existem substâncias, a exemplo da enzima Creatina Quinaze (CK), que deveriam apenas ser encontradas dentro dos músculos, quando ocorre rupturas das membranas celulares, ocorre extravasamento dessa enzima para o sangue.

“Quando analisamos bioquimicamente o sangue (através do Reflotron) e encontramos presença desta enzima, significa ou indica que os músculos sofreram estresse físico, mecânico e oxidativo, que por sua vez resultaram nas microlesões.

Um músculo nesta condição se torna mais susceptível a sofrer rupturas maiores, que representam as lesões clínicas propriamente ditas e que são responsáveis pelo afastamento do atleta dos treinos e jogos”, acrescenta o fisiologista.

Vale ressaltar que mesmo não ocorrendo as lesões maiores, um músculo com microlesões não responde funcionalmente de forma satisfatória. Isso significa interferência no processo de contração (fadiga contrátil ou neuro-motora).

Desta forma o aparecimento da CK no sangue serve como indicador de lesão nos tecidos musculares. A partir da identificação do problema, medidas deverão ser adotadas, tais como: diminuição da carga de trabalho do atleta ou do grupo quando for o caso, aumento do período de recuperação, não apenas de descanso, mas também aumentando o tempo entre os treinos com características mais intensas. “Com isso, permitimos que o músculo lesionado seja reconstituído e recupere o seu funcionamento adequado”, conclui.

http://www.ecvitoria.com.br/noticias/15

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

GloboEsporte - Vitória

Marketing ECVitória

UOL Esporte - Vitória

LeãodaBarra.com

GazetaEsportiva.net - Vitória

Terra Esportes - Vitória

Fanáticos por Futebol - Vitória

ESPN.com.br - Vitória

iG Esportes - Vitória

Links

FutebolBahiano.com

FutebolBaiano.net

BahiaNotícias - Esportes

iBahia - Esportes

Itapoan On-LINE - Esportes

Aratu Online - Esportes

A Tarde On Line - Esporte

Correio* - Esportes

Blog do GE - Larissa Dantas

Victoria Quae Sera Tamen - Franciel

Eu Sou Vitória - Fábio Monteiro

Vitória - Reinaldo Oliveira

ECV News

ECV 1899

Arena Rubro Negra

Leão Minha Paixão - Valmerson

Viáfara Paredão

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO