Vídeos do Vitória

9 de dezembro de 2010

[MELHOR DO NORDESTE] A incontestável hegemonia rubro-negra

A incontestável hegemonia rubro-negra

O Campeonato do Nordeste teve seu ponto de partida em 1994 quando a Federação Alagoana de Futebol organizou o torneio com 16 equipes jogando em três cidades do estado (Maceió, Arapiraca e Capela). As equipes foram divididas inicialmente em quatro grupos de quatro, com as duas melhores disputando quartas-de-final, semifinais e final do campeonato. O campeonato iniciou no dia 3 de dezembro e terminou 12 dias depois, com os finalistas realizando seis jogos.

A CBF gostou do projeto e oficializou, passando três anos depois a organizar a disputa. De 1997 até 2002 o campeonato só fez crescer em importância e audiência, mas depois ocorreram alguns problemas e a competição de 2003 não contou com todos os clubes. Este ano, depois de vencida algumas etapas nos tribunais, o Campeonato do Nordeste foi novamente organizado pela Liga do Nordeste.

De 1997 para até 2010 foram oito edições com o Vitória indo para a final em sete oportunidades e conquistando quatro títulos. Uma hegemonia incontestável. No entanto, essa ação iniciada pela Federação Alagoana não foi a pioneira em competições de nossa região. Em 1975, a CBD (que hoje é a CBF) organizou alguns torneios para os times que não estavam disputando o Campeonato Brasileiro, e um deles se chamou torneio José Américo Almeida, com seis times dos estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em 1976 esse torneio foi reeditado com representantes da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Pernambuco, tendo sido reconhecido como um Campeonato do Nordeste, e foi vencido pelo Vitória. Nada mais justo então de comemorar o título de 2010 como o quinto vencido pelo rubro-negro, portanto, pentacampeão.

Com cinco títulos conseguidos na disputa de oito finais nessas 10 edições, as melhores marcas são do rubro-negro baiano (e não poderia ser diferente). São 117 jogos com 62 vitórias, 28 empates, 215 gols pró e saldo de 88 tentos. O segundo time em desempenho, com dois títulos, é o rival Bahia, seguido pelo Sport (com também duass taças), e o América de Natal (com um campeonato).

Mas não é só nos torneios regionais que o Vitória se destaca. Ele é o clube que mais participou da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro (em 2010 foi a 32ª edição disputada), o que mais partidas disputou, o que mais venceu e o que mais marcou gols. Da mesma forma acontece com a Copa do Brasil, torneio em que o Vitória chegou na final este ano. Em segundo lugar vem sempre o Bahia, seguido do Sport.

Em se tratando de torneios internacionais, o Vitória se mantém em destaque com o maior número de participações dentre os clubes nordestinos (duas Copas Sul-Americanas e duas Conmebol).

Apesar de ser um clube centenário, a maior parte absoluta das conquistas do Vitória que resultam em seu destaque na região nordeste ocorreu nos últimos 20 anos. Isso demonstra que o clube vem, a cada ano que passa, se estruturando mais com objetivo de alcançar novas conquistas e satisfazer sua enorme torcida que não para de crescer.

Colaborou: Alexandro Ribeiro, conselheiro

http://www.ecvitoria.com.br/site/noticias/detalhe.jsp?CId=14371

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

GloboEsporte - Vitória

Marketing ECVitória

UOL Esporte - Vitória

LeãodaBarra.com

GazetaEsportiva.net - Vitória

Terra Esportes - Vitória

Fanáticos por Futebol - Vitória

ESPN.com.br - Vitória

iG Esportes - Vitória

Links

FutebolBahiano.com

FutebolBaiano.net

BahiaNotícias - Esportes

iBahia - Esportes

Itapoan On-LINE - Esportes

Aratu Online - Esportes

A Tarde On Line - Esporte

Correio* - Esportes

Blog do GE - Larissa Dantas

Victoria Quae Sera Tamen - Franciel

Eu Sou Vitória - Fábio Monteiro

Vitória - Reinaldo Oliveira

ECV News

ECV 1899

Arena Rubro Negra

Leão Minha Paixão - Valmerson

Viáfara Paredão

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO