Vídeos do Vitória

28 de outubro de 2010

Fisiologista monitora atletas para que não sintam muito o efeito da disputa de um jogo com temperatura elevada

Egídio - treinoFisiologista monitora atletas para que não sintam muito o efeito da disputa de um jogo com temperatura elevada

Hidratação tem sido a palavra mais ouvida no Barradão desde nestes dois últimos dias, quando os jogadores rubro-negros passaram a treinar às 15 horas visando se adaptar ao horário do jogo contra o Vasco, neste sábado, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

Como em Salvador não tem horário de verão, a partida marcada para 16 horas (Horário de Brasília) será às 15 horas no horário normal. Consequentemente, os jogadores vão enfrentar o forte calor desta época do ano na capital baiana, e o fisiologista Valter Abrantes juntamente com o preparador físico Ednilson Sena cuida para que os atletas não tenham um elevado aumento da temperatura corporal

De acordo com o fisiologista, a temperatura ambiente aumentada transfere calor para o corpo, que somado ao calor gerado pelo esforço físico aumenta a temperatura corporal e como conseqüência ocorre uma diminuição do desempenho no jogo.

“O ideal é manter um bom estado de hidratação e a partir da véspera do jogo (sexta-feira) beber bastante líquido, mesmo que não sinta sede”, explica o professor Valter Abrantes.

Como a desidratação é cumulativa, ou seja, pode ir-se instalando ao longo dos dias, não se deve deixar para hidratar apenas minutos antes do jogo. Valter pessoalmente orienta os jogadores a consumirem água, suco, água de coco e gatorade. O trabalho dos massagistas dobrou porque a cada intervalo do treino, eles distribuem garrafas e sacos plásticos com os líquidos para os jogadores.

Os jogadores foram orientados a verificar a quantidade e a cor da urina, pois uma quantidade reduzida e a uma cor muito amarelada são sinais de desidratação. No vestiário e na concentração, Valter Abrantes afixou cartazes como as recomendações.

Por ocasião do jogo Goiás x Vitória, dia 10 de outubro, jogado às 16 horas (o horário de Brasília), o árbitro paulista da Fifa, Paulo César Oliveira, com 30 minutos paralisou para que os jogadores pudessem se hidratar.

http://www.ecvitoria.com.br/site/noticias/detalhe.jsp?CId=14168

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

GloboEsporte - Vitória

Marketing ECVitória

UOL Esporte - Vitória

LeãodaBarra.com

GazetaEsportiva.net - Vitória

Terra Esportes - Vitória

Fanáticos por Futebol - Vitória

ESPN.com.br - Vitória

iG Esportes - Vitória

Links

FutebolBahiano.com

FutebolBaiano.net

BahiaNotícias - Esportes

iBahia - Esportes

Itapoan On-LINE - Esportes

Aratu Online - Esportes

A Tarde On Line - Esporte

Correio* - Esportes

Blog do GE - Larissa Dantas

Victoria Quae Sera Tamen - Franciel

Eu Sou Vitória - Fábio Monteiro

Vitória - Reinaldo Oliveira

ECV News

ECV 1899

Arena Rubro Negra

Leão Minha Paixão - Valmerson

Viáfara Paredão

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO